Reportagem para o jornal LABIUM - UFAL

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Turismo como gerador de economia no estado de Alagoas

Turismo como gerador de economia no estado de Alagoas

     O estado de Alagoas é conhecido por suas belas paisagens que encantam moradores e turistas durante todo o ano. De um lado temos as praias espetaculares. De outro, o Rio São Francisco. Sem contar suas lagoas, que ajudaram a dar nome ao estado. Alagoas faz por merecer o título de “Paraíso das Águas”, que atrai milhares de turistas todos os anos.
Com tanto a ser explorado, o estado de Alagoas tem recebido incentivo de diversas áreas. Recentemente o setorganhou mais força através de empresários que investem cada vez mais no setor durante as festas de fim de ano. Com o apoio do da ABIH-AL até o momento Alagoas recebeu mais de 500 mil visitantes nesta temporada 2015/2016, de acordo com a Secretaria do Estado e Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado.
     Uma prova do crescente interesse pelo estado foi a criação de 14 novos hotéis nos últimos seis anos, novos empreendimentos hoteleiros que estão distribuídos principalmente entre o litoral Sul e o litoral Norte.  De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a expectativa do Governo de Alagoas é dar continuidade à expansão hoteleira no Estado. “Dessa forma, aumentando a oferta, conseguimos ampliar nossas perspectivas de desenvolvimento”, explica Novis.
     Considerado um dos poucos setores que não foi afetado tanto com a crise econômica do país, o turismo em Alagoas desponta, já que devido à economia do país e o aumento do dólar, as viagens de brasileiros ao exterior foram reduzidas. Esse é o momento importante para Alagoas atrair os turistas e investidores. Pensando nisso, recentemente o governador Renan Filho (PMDB) modernizou o Programa de Incentivos Fiscais (Prodesin) dando mais segurança jurídica para os investidores. Em reunião com empresários do ramo de indústria e comércio, o governador anunciou que “na área de hotelaria temos 20 hotéis e pousadas em construção em Alagoas”.
     Apostando no resultado do trabalho feito pelo Governo de Alagoas, diversos empresários investiram e ampliaram a oferta de leitos, como os grupos: Ponta Verde, Ritz e Salinas. Com investimento de 20 milhões, financiados pelo Banco do Nordeste, o Ponta Verde Praia do Francês foi o primeiro destes empreendimentos, inaugurado em 2013. O hotel tem 245 leitos e gerou mais de 450 empregos, entre diretos e indiretos, na sua construção. 
     Alagoas virou destaque no caderno Boa Viagem, do jornal carioca O Globo, com a chamada “50 tons de Alagoas”, a capa ilustra o Farol da Ponta Verde e vem seguida de um editorial de oito páginas que convida o leitor a explorar os 250 km  de litoral alagoano. A paixão que o estado desperta em seus moradores e turistas deve-se às suasbelezas naturais, hospitalidade, cultura e uma costa marítima que em 2015 deu o título a Maceió de “Orla mais bonita do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS